Sobre o Projeto

Uma história de amor e de rock, no Brasil dos anos 90.

Como Ser Um Rockstar conta a história de um adolescente, tímido, duro, desajeitado e cronicamente apaixonado procurando seu lugar e seu propósito nessa vida.

Esse projeto surgiu das histórias que eu contava pro Eric desde sempre. Aos poucos eu fui percebendo que esses causos da vida ordinária eram muito parecidos com as séries de TV que eu gostava, como How I Met Your Mother e Anos Incríveis, mas dentro da realidade do Brasil e dos Anos 90.

Como ser um Rockstar que chega agora nas livrarias, ganhou vida primeiro em forma de podbook: que tem a estrutura e narrativa de um audiobook, mas tem o ritmo e a linguagem de um podcast. E tem também o choque de gerações e de personalidades trazidos pela presença do Eric, um adolescente muito mais esperto e confortável na própria pele do que eu era.

O Podbook permitiu também que o projeto seja regado a música. Como num episódio de Beavis & Butt-Head a gente interrompe as histórias para comentar as músicas que eu gravei com a minha banda na época. A trilha sonora também é bastante inspirada pelos anos 90, trazendo a nostalgia daquela época de planos econômicos mirabolantes, filmes históricos e do início da internet.

Já o livro permite que a história seja contada com muito mais detalhes e permite também que o leitor volte ou avance nos capítulos e leia as letras das músicas, tornando a história mais clara. Uma experiência diferente e ao mesmo tempo única e complementar.

Como Ser um Rockstar é uma comédia romântica. É uma série nostálgica. É uma declaração de amor pela vida, pelo rock e pelas amizades. É uma história real e imperfeita.

Guga Mafra